in ,

Sabia que você vai poder bloquear chamadas indesejadas?

O cadastro nacional de “Não Me Perturbe” começou a funcionar no dia 16 de julho. A iniciativa surgiu por meio de um acordo firmado entre as maiores empresas de telecomunicações do país e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).O objetivo é conseguir combater as chamadas indesejadas de telemarketing que querem vender serviços de telecomunicações.

 

Sabia que você vai poder bloquear chamadas indesejadas? (foto: internet)
Sabia que você vai poder bloquear chamadas indesejadas? (foto: internet)

Essa medida vale para empresas como: Nextel, Algar, Sky, Vivo, TIM, Oi, Sercomtel e Claro/Net, que terão que criar um canal para que o consumidor possa manifestar o seu desejo de bloquear as ligações.

 

Decisão da Anatel

A Anatel também determinou que as empresas que estão envolvidas com a medida não poderão fazer ligações telefônicas com o objetivo de oferecer serviços de telecomunicações ou pacotes para os clientes que registrarem seus números na lista nacional.

Para fazer o cadastro, os clientes só precisam acessar o site “Não Me Perturbe” e seguir as indicações. Depois disso, eles não poderão mais receber ligações das empresas indicadas acima.

 

Bloqueio das ligações

Após fazer a solicitação no cadastro do número no “Não Me Perturbe”, o bloqueio das ligações deverá ser confirmado em no máximo 30 dias corridos. Durante esse período, é possível que o cliente receba ligações das empresas que fazem parte da iniciativa.

No entanto, caso as ligações continuem depois dos 30 dias, o cliente pode fazer a denúncia no próprio site que fez o bloqueio do número. Após isso, serão adotadas medidas e a empresa receberá uma sanção, que varia de uma advertência até uma multa milionária a depender a infração cometida pela empresa.

 

As ligações de telemarketing

Vale destacar que, ao participar dessa iniciativa, as empresas de telecomunicações se comprometem a criar um cadastro próprio de não perturbe para fazer a venda dos seus serviços de telefonia, internet ou Tv paga.

No entanto, se o assunto da ligação for a falta de pagamento de uma das contas, por exemplo, as empresas podem entrar em contato com os clientes normalmente. Além disso, ainda está sendo estudado se haverá ou não o bloqueio das mensagens de texto que oferecem serviços aos clientes.

 

A ofertas dos serviços

A oferta dos serviços das empresas de telecomunicações só poderá ser feita aos clientes que não estiverem registrados no “Não Me Perturbe”. As companhias irão abrir canais exclusivos para que seus clientes possam solicitar o recebimento de ofertas.

Os clientes que fizerem o cadastro no site e mudarem de número, terão que fazer o mesmo procedimento para não receber mais ligações de telemarketing.

 

Condições para cadastrar o número

Apenas os clientes que forem titulares do número de telefone poderão solicitar o bloqueio das chamadas de telemarketing. Afinal, no site deverão ser informados todos os dados pessoais do cliente.

Confira Também: 5 Coisas que fazemos que dificultam a liberdade financeira

Caso queira retirar o número do cadastro de bloqueio, os clientes deverão seguir todas as indicações do site “Não Me Perturbe”. Não há uma quantidade limite de números que podem ser incluídos ou excluídos da lista de bloqueio, desde que o cliente seja o titular de todas as linhas.

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Written by Thiago

Quer paz? Como parar o spam chato por SMS de Rappi, Uber e iFood (foto: internet)

Quer paz? Como parar o spam chato por SMS de Rappi, Uber e iFood

Como ter seu cartão aprovado na CrediCard?