in

Previdência Privada vale a pena? Veja como funciona

Será que a Previdência Privada vale a pena? De maneira geral, essa é a melhor alternativa para quem tem metas a longo prazo ( de pelo menos 6 anos) e deseja ter qualidade de vida no futuro.

Contudo, para atingir esse objetivo é preciso escolher o fundo correto para investir. Caso contrário, você poderá fazer um investimento de pouco rendimento e com taxas mais pesadas.

Nesse sentido, elaboramos este artigo com as principais informações sobre a previdência privada. Continue lendo para saber mais:

Resultado de imagem para previdencia privada

Funcionamento da Previdência Privada

 

A Previdência Privada é um investimento com funcionamento simples de ser realizado. De modo geral, ele é dividido em duas etapas importantes: a primeira é a acumulação a quantia e a segunda é o resgate da aposentadoria.

Na etapa da acumulação, você irá realizar um investimento inicial e configurar os valores mensais de cada aplicação e o prazo dos pagamentos. Convém destacar que, você ou um terceiro podem ser os beneficiários da previdência.

Após um período determinado, você pode resgatar o valor do capital acumulado ao longo dos anos e os juros aplicados. Esse é o momento da etapa de resgate da previdência privada.

 

Diferença entre o fundo de previdência e o fundo de investimento comum

Esses são dois Fundos que causam dúvidas nos investidores, pois possuem semelhanças como taxas de administração, carteiras de ativos dentre outros. No entanto, apesar da primeira vista eles serem similares, contam com diferenças que afetam o estilo de investimento.

A principal delas é que os Fundos comuns são um tipo de investimento que oferece uma boa rentabilidade no curto ou médio prazo. Por outro lado, o de aposentadoria conta com vantagens tributárias e é ideal para investimentos a longo prazo.

 

Previdência Privada vale a pena?

A previdência privada vale a pena para quem recorre a esse tipo de serviço e consegue fazer um investimento com bons rendimentos. Por meio dela, você pode obter vantagens como:

 

Plano personalizado

Ao optar por uma previdência privada, você tem a sua disposição um leque de possibilidades para aplicar o seu dinheiro. Assim, é possível escolher o plano ideal e que atenda a todas as suas necessidades.

Ele pode ser voltado para um retorno de médio ou longo prazo, com ou sem deduções do Imposto de Renda, por exemplo.

 

Fundo

De maneira geral, o fundo de previdência privada se assemelha aos fundos de investimento. Dessa forma, ele também é capaz de gerar uma renda significativa para a sua aposentadoria ao expor o seu capital a ativos financeiros de maneira indireta.

 

Gestão

Tendo em vista que o seu dinheiro gera rendimentos em um fundo de investimento específico, a previdência privada dispõe dos serviços de um gestor profissional para acompanhar todo o desempenho que as aplicações apresentam.

Além disso, ele é capaz de realizar a devida alocação do seu capital para garantir os maiores rendimentos do mercado e evitar grandes perdas.

 

Estimula a disciplina

Além de ser uma forma de garantir uma aposentadoria de qualidade, a previdência privada também tem a capacidade de estimular a disciplina. Geralmente, quem recorre a esse tipo de serviço, se acostuma a poupar dinheiro.

Dessa forma, se você sente grandes dificuldades nesse aspecto, pode começar a desenvolver o hábito de poupar para o futuro.

 

5 dicas para evitar a dívida

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Written by Debora Baccan

Bradesco APP

Isenção de tarifas e cartão de crédito sem anuidade pelo APP Bradesco